SOLUÇÕES PARA SUA EMPRESA

O que minha empresa precisa fazer em relação a destinação de resíduos sólidos?
Promover a destinação correta dos resíduos gerados é um modo tanto da empresa cumpri uma exigência legal, quanto reduzir gastos com resíduos. O que o empresário precisa fazer é implantar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e certificar na ISO 14001. A Versátil Eco é uma empresa focada no gerenciamento de resíduos sólidos, e poderá auxiliar sua empresa no descarte correto dos resíduos.
Qual a importância destas leis referentes aos resíduos sólidos?
Além de serem referência sobre resíduos sólidos pelas empresas é, também, para órgãos reguladores, Prefeituras, dentre outras. É de acordo com estas leis que os órgãos reguladores atuam na fiscalização da coleta, transporte, armazenamento, descarte e destinação final dos resíduos sólidos.
O que diz a legislação sobre a destinação adequada dos resíduos sólidos?
A Lei 12.305/2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira em seu artigo 3° sobre a destinação final ambientalmente correta, a definição é a descrita abaixo: “a destinação de resíduos que inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes do Sisnama, do SNVS e do Suasa, entre elas a disposição final, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos.” O artigo 9º da Lei da PNRS define prioridades na gestão dos resíduos sólidos, vejamos: “na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: Não geração; Redução; Reutilização; Reciclagem; Tratamento dos resíduos sólidos; Disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. Parágrafo 1º – Poderão ser utilizadas tecnologias visando à recuperação energética dos resíduos sólidos urbanos, desde que tenha sido comprovada sua viabilidade técnica e ambiental e com a implantação de programa de monitoramento de emissão de gases tóxicos aprovado pelo órgão ambiental. Parágrafo 2º – A Política Nacional de Resíduos Sólidos e as Políticas de Resíduos Sólidos dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios serão compatíveis com o disposto no caput e no parágrafo 1º deste artigo e com as demais diretrizes.”

SOLUÇÕES PARA VOCÊ

Quais são os benefícios da destinação final correta de resíduos industriais?
Redução da poluição ambiental: dispondo corretamente os resíduos, evita-se danos à natureza, como a contaminação do solo, poluição dos lagos e rios; Diminuição dos gastos com a limpeza urbana: mantendo a cidade limpa e separando e dispondo corretamente, exigindo menos investimento com a limpeza, sobrando mais recursos para investimentos em outros setores do município; Aumento da vida útil do aterro: com a destinação correta dos resíduos recicláveis, o aterro receberá menos lixo, ampliando assim sua vida útil; Minimização dos riscos de endemias: a disposição correta minimiza as chances de proliferação de vetores e doenças; Melhoria da autoestima dos habitantes: o ato de descartar corretamente os resíduos é um ato de cidadania; Melhoria da qualidade de vida: todos os itens citados acima contribui para a melhora na qualidade de vida no município.
Qual a maior dificuldade na destinação correta dos resíduos?
A maior dificuldade, está na cidadania, conscientização e educação dos habitantes e política das empresas privadas. Há também a dificuldade na questão política, tendo em vista que algumas prefeituras não têm muita verba para investir e até mesmo implantar um aterro sanitário.
Quais são os rejeitos descartáveis?
Guardanapos, toalhas e lenços de papel úmidos ou sujos, sachês de chá, balas, chicletes, lápis e borrachas, fitas e etiquetas adesivas, cascas de frutas e restos de alimentos.
Quais resíduos são recicláveis?
Caixas de papelão, papéis diversos, latas, isopor, caixas tetra pak, vidro, sacolas, copos e garrafas plásticas sem restos de alimentos.
Via Tupirama, quadra Z-1, lote 2-a, b.
Estância Shangri-la, Goiânia. Goiás. Cep-74691-430

AINDA TEM DÚVIDAS?

Envie-nos sua dúvida e responderemos